A lagarta-de-fogo é um inseto perigoso, porém, não acaba virando borboleta, pois é uma fase larval de algumas espécies de mariposas, conhecidas por suas cerdas venenosas, que quando em contato com os seres humanos causam diversas consequências na pele.
Conheça o clico de vida da transformação de uma lagarta em uma mariposa, que nos casos da lagarta-de-fogo acaba nem acontecendo, fazendo com que se mantenham na fase larval, gerando perigo aos seres humanos, confira:
- Ovo: As mariposas adultas põem ovos nas folhas de plantas hospedeiras.
- Lagarta: Após a eclosão, as lagartas começam a se alimentar das folhas. É nesta fase que elas possuem as cerdas urticantes. A fase larval dura de algumas semanas a meses, dependendo da espécie.
- Pupa (Crisálida): Após a fase larval, a lagarta se transforma em pupa, dentro de um casulo, onde ocorre a metamorfose.
- Mariposa: Finalmente, a pupa se transforma em uma mariposa adulta, que é geralmente menos vistosa que as borboletas e possui hábitos noturnos.
Leia também: Lagarta-cachorrinho: sintomas, perigos e o que fazer se for queimado
O que pode causar a lagarta-de-fogo?
Em contato com a pele humano, a lagarta-de-fogo pode causar diversos sintomas, são eles: dor intensa, irritação, vermelhidão, inchaço e, em alguns casos, reações alérgicas graves e, nos mais perigosos, uma dificuldade na respiração.
Se você entrar em contato, é preciso colocar uma compressa de gelo para diminuir a dor e o inchaço no local e, caso permaneçam os sintomas ou sinta algo mais grave, procure um atendimento médico com urgência.