As cobras são répteis poiquilotérmicos sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia, que podem ser encontradas em diversas partes do Brasil e do Mundo, pela capacidade de se adaptar a tipos diferentes de ambientes, tendo principalmente as mais venenosas.
Entre as cerca de 2.930 espécies de cobras ou serpentes que existem no mundo, sendo no Brasil 321 delas, registradas, com apenas 36 são peçonhentas, a mais venenosa delas é a cobra surucucu-pico-de-jaca, a qual se encontra em regiões como na Amazônia e em regiões da Mata Atlântica, como os brejos de altitude no Ceará.
De maneira geral, a surucucu-pico-de-jaca fica em locais evitados pela cascavel, habitando o interior da mata úmida, sendo muito dependente da floresta e possui atividade noturna e hábito terrestre, podendo atacar suas presas nestes principais momentos de ação, podendo causar uma atividade inflamatória, com dor, inchaço e formação de bolhas. Normalmente os acidentes por surucucus são graves, também causando náuseas, vômitos e dores abdominais e sangramentos.
Conheça as demais espécies de cobras venenosas no Brasil
Além da cobra surucucu-pico-de-jaca, conheça quais são as espécies mais venenosas que habitam no Brasil, confira:
- Jararaca (Bothrops spp.): Existem várias espécies de jararacas, e todas elas são venenosas. Elas são responsáveis por muitos acidentes ofídicos no Brasil;
- Cascavel (Crotalus spp.): Embora não seja exclusiva do Brasil, a cascavel está presente em algumas regiões do país, especialmente na região sul;
- Coral-verdadeira (Micrurus spp.): São encontradas em diferentes regiões do Brasil e são conhecidas por sua coloração vibrante, geralmente com anéis vermelhos, pretos e brancos.