Entendendo a Cinomose em cachorros: Prevenção e tratamento

Por: Animais e Pets

A cinomose é uma das doenças mais graves e contagiosas que podem afetar os cães. Conhecida por ser altamente virulenta, essa condição afeta cachorros de todos os tamanhos e raças. 

Ainda que não seja transmissível aos humanos ou outros animais domésticos, como aves e mamíferos de fazenda, a cinomose já foi detectada em diversos canídeos selvagens, aumentando a preocupação de ambientalistas.

As principais vias de contaminação ocorrem através do contato direto entre os animais e pelo ar, em ambientes onde um animal infectado esteve presente. 

Embora não afete humanos diretamente, a transmissão entre cães pode ser rápida e fatal, o que exige medidas urgentes de controle e prevenção.

Quais são os sinais da Cinomose?

Entre eles, estão a diarreia severa, rápida perda de peso, apatia e nos casos mais graves, convulsões. 

Nos filhotes, há ainda um comprometimento notável no desenvolvimento físico, o que pode levar a danos permanentes se não tratado prontamente.

mais sobre cachorros

Como prevenir a propagação da Cinomose?

Vacinas estão disponíveis e são a primeira linha de defesa contra essa doença devastadora. 

Além disso, manter um ambiente limpo e desinfetado é essencial, especialmente se houver vários animais no mesmo espaço..

O tratamento é possível?

Uma vez diagnosticada, a cinomose geralmente exige internação hospitalar, com tratamento sintomático e suporte intensivo. 

O uso de antibióticos para controlar infecções secundárias, a administração de fluidos para hidratação e medidas para controlar as convulsões e o desconforto são comuns. Infelizmente, mesmo com tratamento adequado, a taxa de mortalidade ainda é alta, e muitas vezes o tratamento visa apenas aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do animal durante o período da doença.

Consulte sempre o veterinário

Para garantir a saúde de seu pet, é fundamental consultar um veterinário ao menor sinal de mal-estar ou qualquer sintoma atípico. 

A prevenção, através da vacinação e cuidado constante, ainda é o melhor remédio contra a cinomose, assegurando a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo.

Acompanhe nosso site