Gato vira-lata: Características, cuidados e curiosidades
Por: Animais e Pets
O Gato Vira-Lata, ou Sem Raça Definida (SRD), é a presença mais comum nos lares e ruas do Brasil.
Eles não possuem um certificado de linhagem pura, o que os diferencia dos gatos de raça. Mesmo sem pedigree, esses felinos demonstram uma diversidade genética rica e variada.
Esses gatos, por muito tempo, foram alvo de preconceitos. No entanto, sua origem miscigenada pode resultar em semelhanças notáveis com raças como o siamês e o persa.
A pandemia de covid-19 aumentou inicialmente a adoção desses animais, mas também resultou em um número significativo de abandonos, totalizando cerca de 10 milhões de gatos nas ruas brasileiras, segundo a OMS.
Características
A personalidade do Gato Vira-Lata pode ser mais complexa de definir, pois varia conforme as experiências que vivenciaram.
Se foram criados desde filhotes com uma família, tendem a ser mais dóceis. Por outro lado, aqueles que viveram nas ruas podem ser mais desconfiados.
No geral, esses gatos são extremamente apegados aos seus donos e adoram ficar em casa. Alguns são mais ativos, enquanto outros preferem uma vida mais tranquila.
Uma característica comum entre todos é a mania de correr e subir em lugares altos. Portanto, invista em nichos e prateleiras, pois eles adoram se divertir e descansar no alto.
Temperamento
Os gatos SRD são conhecidos por sua independência. Eles estão sempre atentos a todos os movimentos ao seu redor, podendo ser imprevisíveis.
É normal que mudem de humor repentinamente, especialmente na presença de estranhos. Mesmo gostando de carinho, são reservados e só se aproximam quando se sentem seguros.
Cuidados com a saúde
Devido à sua diversidade genética, muitos especialistas acreditam que os gatos SRD têm um sistema imunológico mais resistente.
No entanto, se você adotar um gato de rua, é crucial levá-lo ao veterinário para exames, pois eles estão propensos a doenças como FIV e FeLV.
Atividades recomendadas
Os gatos SRD são animais preguiçosos, mas adoram se divertir. Ofereça brinquedos e atividades para que eles possam se entreter enquanto você está fora.
Durante o período de adaptação, utilize petiscos para criar um ambiente seguro e amoroso, ajudando o gato a se sentir acolhido.
O Gato Vira-Lata é um companheiro leal e afetuoso. Adotar um desses felinos é uma escolha nobre que proporciona tanto amor quanto qualquer outro pet de raça.
Portanto, valorize estes incríveis animais que esperam por uma chance de viver em um lar cheio de carinho.