Guia de raças de gatos: Conheça o Ragdoll

Por: Animais e Pets

A tradução livre da expressão "ragdoll", do inglês, é "boneca de pano". O apelido vem da mania que esse gato tem de ficar esparramado no colo do tutor, como uma boneca de tecido. 

Além disso, dizem que o nome tem a ver com sua musculatura, que é mais flácida que a dos demais bichanos. 

A raça tem comportamento quieto, amoroso e descontraído. O pet se dá bem com crianças e demonstra carinho imenso pela família. Além disso, convive tranquilamente com outros animais de estimação, inclusive cachorros.

O Ragdoll possui porte grande, sendo um dos maiores entre os felinos. Os machos podem pesar de 6 a 9 kg, já as fêmeas são proporcionalmente menores, pesando entre 4 e 6 kg. 

As cores são variadas, por isso, é possível encontrar desde o Ragdoll cinza (seal) aos de tons como azul, marrom, vermelho, lilás e creme. 

Cuidados essenciais

Os cuidados com a alimentação do nosso bichinho de estimação fazem toda a diferença. Por isso, é fundamental contar com opções de qualidade na hora de escolher a ração.

Cuidar de uma pelagem tão bonita é fundamental. Para isso use produtos próprios para a raça e de boa qualidade. 

Quais são as doenças comuns no Ragdoll?

De modo geral, a raça Ragdoll tende a ser bastante saudável e tem boa expectativa de vida.

Entretanto, como todo pet, o animal possui predisposição a certas doenças genéticas, como dificuldades cardíacas e a doença do rim policístico. 

Casos de obesidade, problemas urinários e má digestão também podem ocorrer, assim como em outras espécies. 

Para que seu bichinho não sofra com doenças genéticas ou não, é importante manter a rotina de check-ups com o veterinário sempre em dia!  Converse com o veterinário do animal e defina, com a ajuda dele, a melhor ração, petiscos e demais detalhes da dieta do bichano.

Além das avaliações comuns de qualquer pet, o profissional pode pedir exames preventivos e descobrir possíveis problemas a tempo de tratá-los. 

O acompanhamento é importante desde a fase de filhote. Assim, quando chegar à idade adulta, o bichinho já estará acostumado aos checkups de rotina!

visite nosso site