Altamente companheiros, os Buldogues Franceses adoram a presença de seus humanos, revelando-se ótimos cães de companhia.
Contrário à crença de que são apenas sedentários, eles também possuem um lado brincalhão e estão sempre prontos para uma sessão de jogos, ainda que por curtos períodos devido à sua resistência física limitada.
Origem
Apesar de seu nome, o Buldogue Francês tem laços estreitos com a Inglaterra.
Nas origens desta raça, podemos encontrar o Buldogue Inglês, cruzado posteriormente com cães locais na França por operários no século XIX.
Esta miscigenação ao longo dos anos foi direcionada para que o animal auxiliasse na caça de ratos, embora rapidamente tenham se tornado populares entre a classe trabalhadora e burguesa de Paris, destacando-se pelo carisma e adaptabilidade.
Ter um Buldogue Francês é sinônimo de comprometimento com alguns cuidados específicos.
Devido às suas características físicas, é essencial manter uma rotina de limpeza das dobrinhas da pele para evitar infecções.
Além disso, as visitas ao veterinário devem ser regulares para manterem-se atentos a qualquer sinal de doenças comuns da raça, como problemas respiratórios e oculares.
Entre outros cuidados incluem: Escovação regular para manter a pelagem saudável.
Banhos mensais ou conforme a necessidade, prestando especial atenção às dobrinhas.
Alimentação balanceada com ração de alta qualidade ajustada às necessidades da raça.
Exercícios leves mas regulares para prevenir o sobrepeso.
Suas peculiaridades e seu temperamento equilibrado o tornam perfeito para diversas dinâmicas familiares, tanto para famílias com crianças quanto para indivíduos solitários que buscam uma companhia afetuosa e tranquila.