Os gatos estão presentes em muitos lares brasileiros e representam uma parte significativa dos atendimentos veterinários. Entre os diversos motivos para consultas, os problemas oculares são bastante comuns.
A seguir, exploraremos alguns dos principais desses problemas, suas causas, sintomas e possíveis tratamentos.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação da membrana mucosa que reveste a superfície interior da pálpebra e exterior do bulbo ocular – a conjuntiva.
Sintomas
Olhos lacrimejantes, vermelhidão, coceira, secreção amarelada ou escura.
Causas e tratamento
Geralmente é provocada por bactérias ou vírus, ou até mesmo uma associação deles. O tratamento inclui colírios antibióticos ou antivirais e higiene adequada dos olhos.
Catarata
A catarata é um problema que afeta o cristalino do olho do gato, prejudicando a visão. Este problema é mais delicado e pode ter várias origens:
Pode estar relacionada ao envelhecimento, doenças sistêmicas e diabetes.
Os sintomas são mudança na coloração dos olhos, esbranquiçados ou azulados e opacos; o gato pode esbarrar nos objetos. Muitas vezes requer intervenção cirúrgica.
Blefarite
A blefarite é a inflamação das pálpebras e pode ser causada por agentes patogênicos primários como fungos, bactérias e ectoparasitas.
É subdividida em duas categorias: Generalizada: afeta todos os elementos que formam a pálpebra e a parcial: inflamação que atinge apenas parte dos elementos da pálpebra.
Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, prurido e dor. O tratamento pode variar, mas geralmente envolve antibióticos e cuidados de higiene local.
Uveíte felina
A uveíte é a inflamação da úvea, uma área rica em vasos sanguíneos dentro do olho do gato. Apesar de não ser uma das mais perigosas, requer atenção especial:
Sintomas
Olhos lacrimejando, vermelhidão, sensibilidade à luz, piscadas excessivas e aparecimento da membrana ocular.
As causas são lesões oculares ou doenças pré-existentes como catarata. Pode ser tratada com colírios anti-inflamatórios e, em casos graves, medicamentos orais.
Ceratite
A ceratite é a inflamação da córnea do olho do gato e pode ser classificada como superficial ou profunda.
Alguns fatores que podem causar a doença incluem: Substâncias químicas lesivas, infecções bacterianas ou fúngicas e traumas físicos nos olhos.
Os sintomas incluem dor ocular, lacrimejamento e sensibilidade à luz. O tratamento geralmente envolve antibióticos e colírios específicos.
Outros problemas oculares comuns em gatos
Além dos problemas mencionados, existem outros cinco que são frequentemente encontrados na prática veterinária:
São eles: Glaucoma; Úlcera de córnea; Epífora; Distiquíase; Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra.
Lembre-se de sempre consultar um veterinário ao perceber qualquer sinal de problema ocular no seu gato. A saúde dos olhos do seu felino é essencial para o bem-estar geral dele.